Bagulho

Chocolate pode acabar, dizem pesquisas

Se você é um chocólatra, certamente já fez cara feia ao saber da notícia. É verdade que chocolate não é tudo na gastronomia, mas dá água na boca só de ouvir falar. Pesquisas revelam que o chocolate pode acabar, porém, o homem tem tudo pra evitar essa ‘catástrofe’.

Especialista da Faculdade de Agricultura e Meio Ambiente, da Universidade de Sydney, David Guest, afirmou que é preciso mudanças nos modos de plantio e produção do cacau para continuar satisfazendo o mercado. O professor declarou, segundo o Daily Mail, que algumas áreas de cultivo do cacau, tais como Brasil, Gana, Costa do Marfim, Camarões entre outros, sofrem com as mudanças climáticas e falta de tecnologia, o que causa instabilidade política e econômica, afetando diretamente a produção do cacau.

Segundo Guest, é preciso um aumento na produção em um milhão de toneladas até 2020 para satisfazer toda a demanda do mercado global. Logo, caso não sejam tomadas medidas que melhorem as condições das plantações, em oito anos o cacau não será suficiente para abastecer a demanda por chocolate.

Categorias: Curiosidades

Tags: , , , ,

25/04/2012 | Por Rodrigo | 4 Comentários


Pin it Divulgue no Orkut

4 Comentários em Chocolate pode acabar, dizem pesquisas

  1. Edu

    Que besteira gente!!!
    Isso é um completo disparate! Esse falso pesquisador desconhece completamente agronomia, climatologia e pior de tudo, é um tremendo de um preconceituoso. Dizer que falta tecnologia agronômica num país como o Brasil. Esse infeliz não conhece absolutamente nada da tecnologia agropecuária brasileira, que é a primeira do mundo em clima e solos tropicais.
    Mudanças climáticas? Outra bobagem, trata-se muito mais de especulação do que fato comprovado, e se houver, será muito mais amena do que simplesmente transportar uma planta de um clima a outro, completamente diverso, e adaptá-la via melhoramento genético, coisa que o ser humano já fez com centenas de espécies. E isso é algo infinitamente mais drástico do que uma alteração leve e gradual do clima.
    O risco de chocolate acabar é zero! Totalmente nulo!

  2. Alexandre

    Gente, lógica por favor. O texto não diz que o chocolate vai acabar, só diz que num futuro próximo a produção não vai atender a demanda. Isso significa que chocolate vai ficar cada vez mais caro.

  3. anonimo

    Hoje o chocolate ja é caro, se for mesmo acabar vai valer uma fortuna.

  4. Cynthia

    Acabar não vai, mas que os chocolates à venda vão estar cada vez com mais porcarias misturadas neles, isto com certeza. A grande maioria dos chocolates nacionais, nem manteiga de cacau utilizam mais, virou artigo de luxo já oras…cada vez mais complicado comer um bom chocolate que não contenham as tais gorduras fracionadas no lugar da boa manteiga de cacau. (os nacionais- os belgas continuam bons)

Comente

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.